Agosto é um mês de luta pelo fim da violência contra mulher. E em Aroeiras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social preparou, com as demais políticas intersetoriais, ações para que toda a sociedade conheça e possa lutar por essa causa.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, realiza nesse mês de agosto, ações de combate à violência contra as mulheres. Entre elas, estão a divulgação nas escolas, pit-stop, panfletagem nas principais ruas da cidade e exposição de banners. Além disso, a Secretaria também busca através do Projeto: “Aroeiras Unida, Mulheres Vítimas Não Esquecidas!” e do projeto “Escola amiga da Mulher” ser uma ponte e levar informação e acolhimento para a sociedade.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Nedja Fernanda, a culminância dos projetos trabalhados nas escolas e serviços socioassistenciais será dia 30 de agosto, no I FÓRUM DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DE AROEIRAS, aberto a toda sociedade. “É necessário que toda a sociedade saiba o quão importante é a temática. A iniciativa busca ajudar mulheres a saírem de situações de violência”, afirmou Nedja Fernanda.
“O trabalho está sendo feito com nossos usuários em nossos serviços e programas; nas unidades básicas de saúde pela psicóloga; e nas escolas de toda rede por professores e gestores. Também passamos no comércio local e preparamos uma programação que durará todo o mês na praça central”, destacou a secretária Nedja Fernanda.
A iniciativa já realizou a revitalização da Praça Souto Maior, localizada no centro da cidade, no início do mês, e seguiu sua programação com o Pit Stop, exposição de banners e panfletagens, visitação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de visitas as escolas.
A programação contará ainda com:
- 11/8 a 29/8 – Período para estruturação das ações do projeto “Escola Amiga da Mulher”.
-14/8 a 16/8 – Rodas de Conversas nas salas de espera das UBSFS – Com a Temática do Agosto Lilás e Agosto Dourado
-17/8 – Roda de Conversa sobre as Formas de Violência Contra a Mulher e a Necessidade de Enfrentamento
-18/8 – Lançamento do Projeto “Sexta com Sentido”, com oferta de serviços de Autocuidado e entrega de brindes
Público: usuárias do CREAS
Turno: tarde, às 14h
Local: CREAS
- 22/8 – Aulão de Dança Agosto Lilás
Público: Mulheres do Grupo “Empodera Mulher”
Turno: noite, às 18h
Local: Centro de Convivência – Açude Milton Mariano
- 24/8 – Orientação sobre as formas de violência contra a Mulher e necessidade de enfrentamento
Público: Grupo de idosos “Bons Amigos” do SCFV – Sede e Pedro Velho
Turno: tarde
Local: SCFV
- 25/8 – Roda de Conversa sobre Violência Obstétrica e momento de alusão ao mês da primeira infância (Agosto Verde)
Público: famílias do CRAS e PCF
Turno: tarde, às 16h
Local: Praça Souto Maior (Centro)
- 30/8 – I Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Aroeiras
Público: sociedade civil em geral; usuários e trabalhadores da SMDS, CRAS, CREAS, SCFV, Conselho Tutelar; Escolas da Rede de Ensino do Município; Trabalhadores da Secretaria de Saúde
Turno: manhã, às 8h
Local: Ginásio Poliesportivo Souzão (Conjunto CEHAP)
ASCOM/PREFEITURA DE AROEIRAS